quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Descomplicando o Vestibular: 1ª Lei de Mendel

Voltando às postagens sobre matérias de vestibular, vamos discutir sobre uma lei  bastante importante na biologia: a 1ª Lei de Mendel, ou Lei da Segregação dos Fatores.

Introdução

Esta lei foi comprovada pelo monge austríaco Gregor Mendel no século XIX. Esta lei define que cada característica é denominada por um par de fatores genéticos, conhecidos como alelos, que são separados na formação de gametas e então transmitidos para os descendentes.

Mendel conduzia seus experimentos utilizando ervilhas Pisum sativum - plantas de fácil cultivo, vida curta e com flores que se autofecundam - que possuem características distintas, como flores brancas ou roxas, sementes lisas ou rugosas, verdes ou amarelas, entre outras. Ele utilizou somente ervilhas denominada puras, resultantes do cruzamento do gameta masculino com o gameta feminino de uma mesma planta, para garantir que elas germinariam somente ervilhas de sua própria característica. 

Ele então cruzou ervilhas de semente verde com as de semente amarela, chamando estas de Geração Parental (P), e seus descendentes diretos - originados por autofecundação - de Geração F1, os quais possuíam somente sementes amarelas. Do cruzamento realizado entre as sementes da Geração F1 foram geradas sementes verdes e amarelas, sempre na proporção 3:1, ou 75% amarela e 25% verde.


Mendel concluiu que dois fatores exerciam essa diferenciação, os fatores recessivo (v) e o dominante (V), também conhecidos como genótipos. O genótipo dominante neste caso é o da cor amarela, enquanto o recessivo é o da cor verde. Por causa desta dominância do V, mesmo com a presença do v na Geração F1 (Vv) todas as sementes possuíam a coloração amarelada. Quando há somente genótipos iguais (VV ou vv), nós os chamamos de homozigotos, ao passo que quando há pelo menos um diferente nós os chamamos de heterozigotos (Vv). A partir do cruzamento entre sementes  heterozigotas da Geração F1 obtêm-se os três tipos de sementes: heterozigotas, homozigotas dominantes e homozigotas recessivas (caso das sementes verdes). 


Esse experimento explica também as diferenças existentes entre animais, inclusive os humanos, como cor dos cabelos e dos olhos. Do mesmo modo que as ervilhas possuem cores diferentes, os gametas masculino e feminino representam fatores variados, provenientes cada um do pai e da mãe do indivíduo na mesma proporção. 


Exercício

Se cruzarmos dois gatos com heterozigóticos obteremos:

a) Apenas gatos Aa;

b) Gatos AA e aa, na proporção 3:1, respectivamente;

c) Gatos AA e aa, na proporção 2:1, respectivamente;

d) AA, Aa e aa, na proporção 1:2:1, respectivamente.



Resposta: D


Se ambos os gatos possuem genes heterozigotos, então os dois possuem genes Aa, então:


Podemos concluir então que a seguinte geração será formada de gatos AA, Aa e aa na proporção 1:2:1, respectivamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário