sábado, 14 de dezembro de 2013

Superfície Super-Hidrofóbica

Cientistas que trabalham no instituto americano Massachusetts Institue for Technology (MIT), em Boston, inspirados em folhas e asas de borboleta, conseguiram produzir uma superfície que repeli a água com mais eficiência que a superfície da folha de lótus, que era tida como a melhor superfície à prova d'água encontrada na natureza. Esse novo material pode ser usada para a criação de roupas ultraimpermeáveis e turbinas de aviões que não congelem em baixas temperaturas.

Quanto mais rápido a água rebate em um material, como roupa, mais seca a roupa fica. Com isso, o tecido fica menos exposto à corrosão ou congelamento. Ao acrescentar à superfície pequenas linhas feita de silicone, eles conseguiram fazer a água rebater nela em um ritmo 40% superior ao registrado na folha de lótus. Mas acreditam que é possível aperfeiçoar ainda mais a criação, reduzindo em 70% a 80% o tempo de contato da água com as superfícies, pois nos estudos, são usados linhas simples, mas nas asas das borboletas há linhas que se cruzam, quebrando a gota d'água em quatro partes. Quanto mais vezes você quebrar a gota d'água, mais rápido ela desliza.

Nas folhas de lótus, a água cai como "uma panqueca”, primeiro se fragmentando em diversas partes e depois se reagrupando novamente em uma grande gota simétrica. O segredo do "efeito Lótus" está no ângulo de contato da água. Apenas uma parte minúscula da água entra em contato com a superfície do material. Esse também é o princípio de outro projeto realizado nos Estados Unidos  que pretende criar uma camiseta que não suja, a Silic T-Shirt.

O desafio agora é durabilidade, pois a maioria dos materiais super-hidrofóbicos são polímeros frágeis, que não resistem ao atrito ou altas temperaturas. Mas combinações destas texturas com materiais mais fortes, como metais e cerâmicas, podem levar a superação esses defeitos.

Clique aqui para saber mais sobre o Material Super-Hidrofóbico e sobre Silic T-Shirt

Nenhum comentário:

Postar um comentário