terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Berinjela transgênica é aprovada em Bangladesh

Depois de avaliada pelo Comitê Nacional de Biossegurança de Bangladesh (NCB, na sigla em inglês), o governo local anunciou no dia 30 de outubro a aprovação da primeira variedade geneticamente modificada (GM) do país: uma berinjela resistente a insetos.
Cientistas do Instituto de Pesquisa Agrícola de Bangladesh (Bari) inseriram na Berinjela o gene Cry1AC, proveniente da bactéria do soloBacillus thurimgiensis (conhecida também como Bt). Essa técnica, também usada para obtenção de outras variedades GM (a exemplo de alguns dos eventos de milho transgênico aprovados no Brasil), confere à planta resistência ao ataque de insetos-praga e não tem efeito sobre organismos não alvo. No sul da Ásia, Infestações de insetos ocasionam, por ano, perdas de 50% a 70% da produção.
Os testes de equivalência nutricional foram feitos pela Universidade de Daca e os de toxicologia em laboratórios da Índia, seguindo padrões internacionais de qualidade. Além disso, ao longo dos últimos sete anos, a planta também foi testada em confinamento, em diferentes zonas agroecológicas do país, sem que tenham sido relatados efeitos adversos.
O objetivo dos pesquisadores, ao desenvolver a berinjela Bt, era gerar uma planta que pudesse ajudar os agricultores a economizar aplicações de pesticidas para evitar o ataque de insetos.
Fonte: Dhaka Tribune 

Nenhum comentário:

Postar um comentário