domingo, 8 de dezembro de 2013

Sonda Cassini filma misterioso hexágono de Saturno

Em Saturno, famoso por seus anéis, a sonda Cassini registrou uma sinistra formação atmosférica localizada no pólo norte do planeta. A imagem utiliza o artifício de atribuir diferentes cores de acordo com a densidade das partículas que circulam pela atmosfera, o que possibilita visualizar os movimentos com mais clareza. Porém, o hexágono é visível até em imagens que apresentam as cores reais do planeta.
Não há outra formação como esta nos planetas do Sistema Solar. Saturno, por ser uma imensa bola de gás, possui fenômenos atmosféricos mais duradouros e suas tempestades são parecidas com as da Terra, porém sua longa duração se dá ao fato de que o solo do planeta ajuda a conduzir e bloquear as correntes de ar, dissipando-a. 
O hexágono é formado por um fluxo de ventos que viaja a 320km/h e possui um diâmetro de 30 mil km (o diâmetro da Terra é de 12,7 mil km).
Embora já conhecido, o hexágono só pôde ser estudado agora, pois é neste momento que o verão saturnino está começando no hemisfério norte, permitindo que a região central dele - o pólo - seja iluminado pela luz solar. Os cientistas do Cassini estão anciosos para acompanhar possíveis mudanças no hexágono durante o verão que durará até 2017, uma vez que o planeta leva 29 anos terrestres para completar uma volta ao redor do sol, ou seja, um verão de alguns anos a cada 29.










Referências bibliográficas: http://mensageirosideral.blogfolha.uol.com.br/2013/12/05/cassini-filma-misterioso-hexagono-de-saturno/

Nenhum comentário:

Postar um comentário