domingo, 22 de setembro de 2013

Pesquisadores descobrem possível gene ligado à anorexia

A anorexia é um distúrbio psiquiátrico que afeta principalmente mulheres mais jovens. Pessoas nessa condição tendem a restringir sua alimentação e, mesmo se tornando extremamente magras, têm uma visão distorcida sobre elas mesmas, frequentemente acreditando estar acima do peso.

A forma como a doença se desenvolve ainda não é totalmente compreendida pelos pesquisadores. Fatores culturais, estresse, puberdade e fatores sociais parecem influenciar o quadro, mas estudos realizados com gêmeos sugerem que a genética também desempenha um papel de muita importância.

Um estudo sobre as origens genéticas da anorexia nervosa mostrou que a doença pode estar relacionada a um gene que atua no processamento do colesterol, e que seria capaz de influenciar o humor e os hábitos alimentares dos pacientes. Foi o maior sequenciamento feito da anorexia, utilizando informações genéticas de 1.200 pacientes com anorexia, e um grupo de quase 2.000 pessoas que não tinham a doença, para que fosse o controle.

Um dos genes que apresentou um sinal mais forte de ligação com a doença foi o gene EPHX2, que codifica uma enzima responsável pelo regulamento do metabolismo do colesterol. Os pesquisadores realizaram diversos testes, com métodos de análise genética distintos, e continuaram a encontrar o mesmo resultado: algumas variações desse gene ocorrem com mais frequência em pessoas com anorexia.
Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário