sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Composto consegue normalizar crescimento do cerebelo em ratos com Down

A síndrome de Down é um distúrbio genético causado pela presença de um cromossomo 21 a mais do que indivíduos que não apresentam a síndrome. O distúrbio traz como consequência alguns problemas físicos e algumas dificuldades nas habilidades cognitivas.

Pesquisadores da Johns Hopkins e do National Institutes of Health vem realizando experiências com ratos geneticamente modificados, que apresentam cópias extras de boa parte dos genes presentes no cromossomo 21 humano. Assim como as pessoas com síndrome de Down, estes ratos também apresentam o cerebelo reduzido, além de características como dificuldade de aprendizagem e de memória.

A estes ratos, os pesquisadores administraram uma dose única do composto "Sonic Hedgehog Pathway Agonist (SAG)", logo após o nascimento. Com isso, o crescimento do cerebelo se mostrou normalizado até a idade adulta. Junto a isso, os ratos tratados apresentaram resultados em aprendizagem e memória tão bons quanto os ratos normais (sem a mutação genética).

O tratamento ainda precisa ser muito mais estudado, pois provavelmente o composto utilizado desencadeará diversos efeitos colaterais, como o aumento do risco de câncer. "Serão necessários muitos estudos para chegar a uma aplicação segura deste novo composto em humanos," completa o pesquisador.

Leia mais em: iSaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário