sexta-feira, 22 de junho de 2012

Estudo traz esperança de tratamento para doença do sistema nervoso

Ratos são usados para testar efeito do colesterol em pacientes de doença do sistema nervosoPacientes com a Doença de Pelizaeus-Merzbacher (PMD na sigla em inglês), um transtorno genético incurável, apresentam alterações na mielina, substância que envolve e protege as fibras nervosas, auxiliando a transmissão de mensagens entre os nervos e é uma camada gordurosa que é essencial ao seu funcionamento

Um estudo publicado na revista Nature Medicine mostrou que, em ratos, uma dieta rica em colesterol aliviou os sintomas da doença.
Por conta de anomalias no revestimento de mielina, as mensagens não viajam pelo sistema nervoso, resultando em uma série de problemas que afetam os movimentos e o raciocínio.


Grande Potencial
Os primeiros testes foram feitos em ratos com seis semanas de idade que já apresentavam os sintomas iniciais da doença. Os que foram alimentados com uma dieta normal continuaram a piorar mas, no grupo alimentado com a dieta rica em colesterol, a doença se estabilizou.
Testes adicionais mostraram que iniciar a dieta mais cedo foi mais benéfico. O estudo foi feito apenas com ratos e não se sabe se esse tratamento teria um efeito similar em humanos. Acredita-se que o colesterol desfaz os "engarrafamentos" dentro das células do cérebro. A doença é provocada pela produção excessiva de uma proteína de que a mielina necessita. A proteína em excesso acaba ficando presa dentro das células.

Bibliografia: uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário