Uma equipe de pesquisadores da Mayo Clinic, liderada pelo Dr. Richard Vile, nos Estados Unidos, conseguiu resultados significativos no desenvolvimento de uma vacina para a cura de tumor em estágio avançado na próstata de ratos, aparentemente sem causar efeitos colaterais aos animais.
O tratamento consiste em fazer com que o sistema imunológico do animal consiga se livrar do tumor sem a necessidade de quimioterapia ou radiação, mostrando-se bastante eficiente para tumores na próstata e melanoma, além de ter potencial para tumores no pulmão, cérebro e pâncreas.
A vacina faz com que as células T do sistema imunológico ataquem somente as células cancerígenas da próstata, deixando o tecido saudável intacto. Para isso, os pesquisadores recolheram trechos do código genético da próstata humana saudável e juntaram com o DNA complementar de uma biblioteca (cDNA). Esses trechos de cDNA foram inseridos em vírus desativados, que serviram como vetores. No corpo do rato, o vírus espressa o mesmo antígeno do câncer e assim, o sistema imune ataca o vírus e, consequentemente, o câncer.
Gostou?
Para ver a reportagem completa clique aqui
Fonte: INFO Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário