terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Diário de um Engenheiro: Mars One, uma viagem sem volta


Como todo bom engenheiro, devemos sempre ficar informados e atualizados sobre diversos assuntos, assim, fugiremos um pouco do tema de biotecnologia nessa postagem (mas ainda assim voltados a engenharia) e iremos para outro campo, a astronomia e a viagem espacial. 

A muito tempo se debate a ideia da possível viagem do homem para outros planetas , mas cada vez mais, essa ideia se aproxima da realidade. Muitas pessoas sabem que o planeta que oferece as maiores chances de sobrevivência para o homem, fora a terra, é Marte, dessa forma, criou-se o projeto Mars One , o qual tem como objetivo fazer uma viagem apenas de ida á marte para a colonização do planeta vermelho.

Os futuros astronautas da missão serão escolhidos em 4 etapas:
Na primeira, a seleção é feita com base no currículo, carta de intenção e vídeo enviado pelo candidato.
Na segunda fase, os candidatos devem apresentar atestado médico e físico e se encontrarão com comitês regionais da missão para entrevistas.
Na terceira etapa, o processo passa para o nível nacional, de onde sairá um candidato por país selecionado. Essa etapa será transmitida pela TV e internet em cada país participante e o público desses países decidirá o próprio representante dentre um grupo de 20 a 40 candidatos por nação.

Na etapa final, os candidatos restantes, que precisam se comunicar bem em inglês, participarão de um evento transmitido pela TV em todos os países participantes para selecionar apenas 24 astronautas.

Viagem sem volta a Marte
Todo esse cuidado se deve as diversas condições difíceis do planeta vermelho, tal como a temperatura que pode chegar até -60º C, raios cósmicos, falta d’agua, ar irrespirável etc. Além disso, por ser uma viagem apenas de ida, é necessário que o viajante tenha uma boa socialização, para que não comprometa tanto a si mesmo quanto os outros pela limitação de pessoas no planeta.

Está previsto para que em 2018 um robô seja enviado ao planeta para começar a preparar o local e as condições para os astronautas e em 2023 o projeto pretende levar os viajantes para o planeta vermelho.

A viagem para Marte será um passo gigantesco para a humanidade, principalmente se o projeto der totalmente certo, será um marco histórico  e possibilitará grandes avanços para nós. Talvez com a conclusão do projeto, muitas perguntas sejam respondidas, mas provavelmente, muito mais perguntas a respeito do homem surgirão. 

Mas e você, o que acha sobre todo o projeto Mars One e sobre a viagem do homem a Marte? De a sua opinião nos comentários e, caso queira saber mais detalhes do projeto entre aqui ou no site oficial da Mars One.


Nenhum comentário:

Postar um comentário