sábado, 15 de junho de 2013

Tratamento com células-tronco ajuda na recuperação de pacientes que tiveram AVC


A Universidade de Glasgow, na Inglaterra, realizou o primeiro teste clínico de um tratamento com células-tronco para vítimas de acidente vascular cerebral (AVC), com resultados positivos.
Os participantes do estudo realizado haviam sofrido derrame de seis a cinco anos antes do início do tratamento. Eles tiveram células-tronco neurais injetadas diretamente na parte do cérebro que sofreu danos relacionados ao AVC.

De acordo com o pesquisador Keith Muir, que está liderando o estudo, os participantes não apresentaram efeitos adversos e alguns deles apresentaram uma melhora de leve à moderada nas funções cognitiva e motora. Graças a isso, houve aumento na capacidade desses pacientes de realizar tarefas cotidianas de forma independente.

Não se sabe ao certo o quanto dessa melhora se deve exclusivamente ao tratamento, ou se pode ter havido algum efeito placebo. Para avaliar a eficácia do tratamento, é necessária a realização da segunda fase dos testes clínicos, que envolverá um maior número de participantes que tenham sofrido AVC há poucas semanas. Lembrando que para a conclusão do estudo em torno de um novo tratamento é preciso que haja três fases de teste.

3 comentários: