Os produtos naturais, que foram esquecidos nos últimos anos com a revolução dos produtos estéticos industrializados, continuam sendo utilizados diariamente por milhares de brasileiros. Esse tipo de produto é ideal para os que desejam cuidar da pele e dos cabelos sem utilizar produtos químicos e, muitas vezes, gastando pouco.
“Os produtos 100% naturais são, normalmente, saudáveis, seguros, econômicos e amigos do ambiente. Além disso, a ausência de substâncias químicas, corantes artificiais e conservantes diminui os riscos de alergias e irritações na pele e nos cabelos.”, pondera a médica dermatologista Vivian Amaral.
“Uma alimentação equilibrada pode ser considerada uma excelente ferramenta de beleza e bem estar, considerada, inclusive , superior ao uso de suplementos alimentares”, explica Vivian ao ressaltar a importância de uma alimentação saudável para fins estéticos.
Podendo ser aplicados sem grandes riscos, os produtos naturais, apesar de mais seguros, também podem causar reações adversas. “Alergias podem ocorrer até mesmo com o uso de substâncias naturais, então, é necessário ficar alerta. Qualquer sinal de irritação, como vermelhidão e coceira, indica a lavagem imediata da área em que o produto foi aplicado. Além disso, como os produtos naturais não possuem conservantes, o ideal é que eles sejam utilizados imediatamente após o preparo.”, ensina.
Vivian também usa o abacate e a cânfora como exemplo do que podem fazer as indicações erradas de produtos naturais. “O uso de uma máscara de abacate, indicada para o tratamento de peles secas, pode ser maléfico no caso de peles oleosas, podendo inclusive levar ao surgimento de cravos e espinhas. Gestantes também precisam estar atentas, pois existem produtos naturais que devem ser evitados durante a gravidez, como a cânfora, que aumenta a contratilidade uterina e pode predispor ao abortamento.”, aponta.
Segundo a dermatologista, a maior desvantagem dos produtos naturais em relação aos industrializados pode estar no tempo que eles levam para fazer efeito: “Geralmente, a indústria da beleza traz produtos agradáveis ao toque e tecnologias que facilitam a absorção e ação dos ativos, como a nanoencapsulação dos agentes cosméticos, o que faz muitas vezes com que os resultados dos produtos industrializados apareçam mais rapidamente.”
Coordenadora da Pós-graduação em Estética e Cosmetologia da Universidade Veiga de Almeida, Cláudia Marsico ressalta o uso de produtos naturais na indústria cosmética, como sendo uma tendência dos últimos anos: “A indústria química cosmética possibilita que os processos de extração desses ativos naturais tenha tamanha tecnologia a fim de garantir qualidade e a alta eficácia cosmética."
"Atualmente, temos no mercado da cosmetologia os ativos fermentados, que são obtidos por tecnologia segura, sem agredir o meio ambiente. Os resultados dos tratamentos estéticos com a utilização desses ativos são excelentes”, completa Cláudia.
Propriedades de alguns produtos naturais, segundo as especialistas:
Mel: com as vitaminas A, C e complexo B na composição, sua aplicação tópica parece ter efeito antioxidante, hidratante e rejuvenescedor;
Abacate: rico em proteínas, gorduras e vitamina A, pode agir como hidratante e rejuvenescedor cutâneo;
Leite: o ácido lático, importante componente do leite, é também ingrediente presente na fórmula de inúmeros hidratantes;
Chá de camomila: tem ação antiirritante, calmante e suavizante, pode ser aplicado na face em temperatura ambiente;
Babosa: a máscara de babosa natural tem ação umectante e regeneradora. É excelente para hidratar e dar brilho aos cabelos;
Pepino: tem função hidratante. Rico em vitamina C, trata irritações na pele e diminui inchaços.
Fonte: Globo Ciência
Nenhum comentário:
Postar um comentário