Cientistas do National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um sensor magnético capaz de medir a atividade do cérebro humano.
O dispositivo tem potencial para aplicações biomédicas, tais como o estudo de processos mentais e para facilitar o entendimento de doenças neurológicas.
O sensor pode ser alimentado por baterias e poderá reduzir os custos de medições biomédicas não invasivas, como o monitoramento dos batimentos cardíacos fetais.
No novo trabalho, a equipe usou o sensor para medir as ondas alfa no cérebro associadas com o ato de uma pessoa abrir e fechar os olhos, bem como sinais resultantes da estimulação da mão.
As medições foram verificadas comparando os sinais gravados por um SQUID (dispositivo quântico supercondutor de interferência), considerado o "padrão ouro" para tais experimentos. O novo mini sensor é ligeiramente menos sensível, mas tem o potencial para um desempenho comparável ao oferecer vantagens em portabilidade, tamanho e custo.
Os resultados do estudo indicam o mini sensor pode ser útil na magnetoencefalografia (MEG), procedimento não invasivo que mede os campos magnéticos produzidos pela atividade elétrica no cérebro.
MEG é utilizada para a pesquisa básica sobre os processos perceptivos e cognitivos em indivíduos saudáveis, bem como triagem de percepção visual em recém-nascidos e mapeamento da atividade cerebral antes da cirurgia para remover tumores ou tratar a epilepsia.
"Estamos nos concentrando em criar sensores pequenos e de baixo custo. Ao desenvolver um sistema barato, podemos permitir que cada hospital tenha vários dispositivos para verificar a presença de lesões cerebrais traumáticas nos pacientes", afirma o coautor da pesquisa Svenja Knappe.
Fonte
Fonte
Olá,
ResponderExcluirSaberia dizer como é possível adquirir sensores deste modelo, para serem feitos experiencias em Sistemas Eletrônicos/Software?
Obrigado...
Olá José,
ExcluirInfelizmente nós não temos essa informação. A notícia foi retirada dessa fonte : http://www.isaude.net/pt-BR/noticia/27167/ciencia-e-tecnologia/sensor-magnetico-minusculo-mede-atividade-no-interior-do-cerebro-humano