quinta-feira, 26 de abril de 2012

Lanterna portátil anti-bacteriana

Imagem e esquema do aparelho
Cientistas chineses e australianos criaram um aparelho capaz de eliminar bactérias da pele em instantes. Batizado de "lanterna de plasma", o equipamento, que é portátil e alimentado a bateria, gera um feixe de plasma frio que mata os microrganismos.
Segundo Kostya Ostrikov, criador do equipamento, a lanterna de plasma é ainda mais promissora por ser portátil e alimentada por só uma bateria de 12 Volts. 
Assim, além de poder ser usado no dia-a-dia de consultórios e hospitais, o aparelho terá grande aplicação em áreas de desastres naturais e para o atendimento de comunidades remotas.
Nos experimentos, a lanterna de plasma conseguiu inativar um espesso biofilme, formado por 17 camadas de uma das bactérias mais resistentes aos antibióticos e ao calor - a Enterococcus faecalis - em apenas cinco minutos.
Os resultados mostraram que a lanterna de plasma não inativou apenas a camada superficial de bactérias, mas penetrou profundamente no biofilme, matando até as bactérias das camadas inferiores.
Embora o mecanismo exato da ação antibacteriana do plasma - o quarto estado da matéria - seja praticamente desconhecido, acredita-se que a reação do plasma com o ar ambiente produza uma população de espécies reativas que são muito similares às encontradas em nosso sistema imunológico.

Leia a notícia completa aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário