quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Evite o desperdício de Água

         Atualmente, o estado de São Paulo enfrenta um sério problema quanto ao abastecimento de água na capital e em outras cidades. Isso se deve as mudanças climáticas que tem resultado em baixos níveis de chuva, em nível bem abaixo do esperado, assim a água não é reabastecida nas represas e outros sistemas hídricos. Pensando nesse cenário de crise, seguem algumas dicas que contribuem para evitar o desperdício de água.

         O controle da quantidade de litros de água gastos em atividades habituais é essencial no momento de hoje. Começando pelas atividades que envolvem a higiene pessoal, pesquisas indicam que fechar o chuveiro para se ensaboar pode economizar até 132 litros de água, enquanto fechar a torneira para escovar os dentes pode economizar até 20 litros. Além disso, vasos sanitários que possuem caixa de descarga acoplada podem economizar até 27 litros de água por descarga.

        Lembre-se também de economizar a água durante outras atividades, como ao lavar louça, o carro, calçada, jardim e ao lavar roupas. Ao lavar a louça, fechar a troneira no momento de ensaboar pratos e talheres pode economizar 105 litros de água. Para lavar roupa, indica-se que deixe as roupas acumularem para que ao serem lavadas, gastem a mesma quantia de água para um número grandes de roupas. Também, aconselhasse que a aguá desperdiçada após a lavagem possa ser armazenada e usada para lavar quintais e calçadas, evitando assim que se consuma água para tal atividade. Vale lembrar que 30 minutos de mangueira ligada equivale ao desperdício de 560 de litros d'água, portanto evite seu uso. Baldes e rodo são os melhores métodos para se limpar  a casa e evitar um grande desperdício de água.

        Por fim, é sempre bom consertar todo e qualquer tipo de vazamento de água o mais rápido possível. Por exemplo, uma simples torneira mal fechada pode desperdiçar até 46 litros de água por dia e caso ela esteja vazando um filete de água (equivalente a um mililitro) pode desperdiçar 2.000 litros de água por dia. Evite qualquer tipo de desperdício e tente conscientizar as pessoas próximas, só assim pode-se amenizar a atual crise da água que o estado passa.


sábado, 10 de janeiro de 2015

Diario de um Engenheiro: Novo implante pode curar paralíticos


Com o avanço da ciência, novas tecnologias são criadas para o bem e o melhoramento da vida, dessa forma, um grupo de cientistas franceses criaram uma prótese capaz de tratar a paralisia em ratos, dando a eles a capacidade de voltarem a andar depois de algumas semanas de treinamento.

A prótese é maleável, sendo capaz de ser implantada na espinha e não causar desconforto aos pacientes, ainda em período de testes, indica um novo tratamento para pessoas que sofrem com a paralisia.



O implante se chama “E-Dura” e sua eficácia se deve a sua maleabilidade a qual imita o tecido mole que fica ao redor da espinha. A grande dificuldade dos cientistas por um grande tempo foi encontrar um material que pudesse ser maleável, como a espinha é um lugar sensível, qualquer implante  que fosse um pouco rígido poderia inflamar e ferir a espinha e é essa a diferença do E-Dura. O dispositivo é flexível o suficiente para ser inserido na medula espinhal pois imita as propriedades mecânicas do tecido vivo, além disso, fornece impulsos elétricos e drogas que ativam as células.
Para mais informações sobre o assunto, clique aqui