segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Biossensor responsável por diagonosticar dengue em 20 minutos é desenvolvido no Brasil

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC, em inglês), cerca de 40% da população mundial vive em áreas com risco de transmissão de dengue. A doença que, nas Américas, tem como vetor o Aedes aegypti causou mais de 215 mil casos nos quatro primeiros meses de 2014, que muitas vezes, resultaram em morte.

A dengue tem sintomas muito parecidos aos da gripe, e com isso, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maior será a eficácia do tratamento. Pensando nisso, pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP), coordenados pelo Professor Francisco Eduardo Gontijo Guimarães, desenvolveram um teste que gera o diagnóstico da doença em 20 minutos. A detecção do vírus da dengue é feita através a identificação da interação antígeno (NS1) - anticorpo, presentes no sangue após o quinto dia da infecção. Caso haja a detecção, a ligação entre o anticorpo, presente no biossensor, e o antígeno, gera um sinal elétrico captado pelo mesmo.

O projeto desenvolvido na USP São Carlos, com o financiamento da FAPESP e da CNPq, e a ideia é que todos os postos de saúde possam fazer o teste de maneira eficaz e rápida, evitando que haja o transporte de sangue para grandes centros que capacitados para realizar os atuais testes. A ideia é aplicável, segundo Guimarães, pois o aparelho é de baixo custo e portátil.

Outras linhas de pesquisa contra a dengue também vêm sendo realizadas no Brasil e no mundo. Para saber mais, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário